8 de mai. de 2011

cup cakes receita

ingredientes
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g de açúcar
2 ovos
125g de farinha de trigo
1 colher de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de geléia de morango
200ml de chantilly Bungë
confeitos para decorar


você ainda vai precisar de forminhas de papel para assar os bolinhos e bico de confeitar.

modo de preparo
Pré-aqueça o forno (200ºC) e prepare a assadeira onde vai assar os bolinhos. Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar. Bata bem até virar um creme esbranquiçado, cerca de quatro minutos. Junte o açúcar e siga batendo. Acrescente os ovos, um a um. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento. Misture e acrescente, aos poucos, na tigela da batedeira. Junte, aos poucos, o leite, para que fique com consistência para "pingar" a massa nas forminhas. Asse por dez minutos ou até que, ao enfiar um palito na massa, ele saia limpo. Espere esfriar para confeitar.

Enquanto os bolinhos assam, prepare a geléia e o chantilly. Para a geléia, se ela for muito grossa, junte 1 colher de sopa de água e leve ao fogo. Espere esfriar para utilizar. Já o chantilly, costumo comprar a embalagem de 1 litro da marca Bungë, que é ótimo, não precisa colocar açúcar, não é muito doce e tem consistência perfeita. Como uso apenas 200ml de cada vez, separo o restante em copos de requeijão (aqueles que tem tampa) e guardo no congelador. Dura uns quatro meses. É só preparar de acordo com a embalagem.

Vamos ao que interessa: coloque a geléia em um saco de confeitar, seguro num ângulo de 90º e fure o centro do cupcake. Vá apertando o saco e preenchendo os bolinhos, um a um, com a geléia. Depois é só escolher um bico legal e decorar com o chantilly e os confeitos. Se você não tem saco de confeitar, não se preocupe. Basta abrir uma tampinha nos bolinhos com uma faca, colocar a geléia com uma colher e tampar. Depois, pegue o chantilly com uma colher de sopa e alise a superfície antes de decorar com os confeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário