5 de out. de 2011

o guarda roupa chanel by : people Brasil

O guarda-roupa de Coco Chanel
Com apenas algumas fotos e muita pesquisa de época, a equipe do filme criou as roupas e acessórios para a atriz Audrey Tautou encarnar a estilista antes da fama

Marina Monzillo


fotos Divulgação/Warnerbros
fotos Divulgação/Warnerbros

O que vestia na infância e na juventude a mulher que viria a definir todos os hábitos de vestimenta no século 20 e se tornar um ícone eterno da moda? Quais foram suas influências, como surgiram suas ideias? Responder a essas perguntas foi o desafio da figurinista Catherine Leterrier, responsável por criar cerca de 30 looks para a atriz Audrey Tautou viver Gabrielle "Coco" Chanel (1883 - 1971) no cinema.
O filme, dirigido por Anne Fontaine e intitulado Coco Antes de Chanel estreia na sexta-feira 30 e narra a trajetória da estilista francesa antes do sucesso. A cineasta, a figurinista e o desenhista de produção, Olivier Radot, tiveram de interpretar e adaptar a história de Chanel desde o orfanato onde foi deixada com a irmã, depois da morte da mãe, passando pelo cabaré, onde ambas se apresentavam, e sua introdução à alta sociedade da época. Segundo Radot, há pouca documentação sobre esses anos. "O que achei mais interessante foi rastrear a fonte para descobrir o que influenciou suas criações", declarou. Ele acredita que o austero uniforme que a menina Gabrielle usava no orfanato, com as saias pretas e camisas brancas, influenciou seu estilo.
Leterrier conta que tentou ser fiel à história e evitar caricaturas, além disso, trabalhou com as poucas fotografias que encontrou. "Na moda, todo estilista tem seu próprio código para linhas, cores e materiais. Reconhece-se o estilo de Chanel imediatamente. O que Karl Lagerfeld fez ao atualizar
Chanel, eu fiz ao contrário, voltando no tempo. Desenhei os primeiros modelos que ela poderia ter criado", disse ela, detentora de dois prêmios César, o Oscar francês, e parceira de diretores como Alain Resnais, Louis Malle, Robert Altman e Luc Besson. "Para as roupas de Audrey, usamos apenas tecidos naturais, mas bem variados. Do algodão ao tweed, passando pela renda e o tricô de jérsei", acrescentou.

O guarda-roupa de Coco Chanel
Com apenas algumas fotos e muita pesquisa de época, a equipe do filme criou as roupas e acessórios para a atriz Audrey Tautou encarnar a estilista antes da fama

Marina Monzillo


fotos Divulgação/Warnerbros

No ateliê de Leterrier chegaram a trabalhar 40 costureiras. Para cenas com vários figurantes, tiveram de confeccionar cerca de 800 chapéus diferentes. Foram à caça de fitas de seda, botões e outras peças em mercados das pulgas e antiquários. Mas o acessório mais importante foi um colar de platina e diamante que pertenceu a Chanel, encontrado no Louvre des Antiquaires. No filme, a joia adorna o pescoço de Audrey na cena do restaurante, em que ela aparece usando um vestido de noite de lantejoulas pretas. Leterrier visitou também os arquivos da Maison Chanel, o que considerou uma experiência estranha, porque as roupas ficam embaladas em caixas e a atmosfera lembra mais uma livraria do que um guarda-roupa. Ela teve de olhar as peças em um catálogo e escolher quais gostaria de ver.
A colaboração da grife foi indispensável para a realização do filme. Na sequência final, Chanel, já consagrada, assiste da escadaria de sua maison um desfile de vestidos clássicos que confeccionou ao longo dos anos. Todas os looks foram emprestados pelo Conservatório Chanel, em Paris. "Encontrei-me várias vezes com Karl Lagerfeld; mostramos a ele os desenhos das roupas que Catherine Leterrier estava fazendo. Quando Karl viu fotos de Audrey Tautou, me disse que ela era a 'verdadeira Chanel'. A parceria com a maison decorreu muito naturalmente, porém não influenciou minha abordagem artística", contou Fontaine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário